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Universo nem tão On-Line assim

25 de July de 2012, 17h32

Eu era, até esse mês, usuário do UOL. Até costumava linkar coisas deles aqui — e, que fique claro, não estou pedindo agradecimento algum por isso; sei que minha ínfima contribuição passa longe de ser 1 mol de avos dos acessos que eles devem ter.

Fato é que eu usava basicamente minha conta do UOL para ler conteúdos da Folha de S. Paulo impressa. Como a Folha mudou sua política de acesso a esse tipo de conteúdo, resolvi que não precisaria mais da conta do UOL.

Fui procurar no site do assinante do UOL como cancelar a assinatura e não encontrei um link para tal. Escrevi para o email do SAC, que me respondeu:

Se optar pelo cancelamento de sua assinatura, pedimos, por gentileza, que contate nossa Central de Relacionamento, através dos telefones disponíveis no link abaixo. Salientamos que este atendimento é prestado de segunda a sábado das 09:00h às 21:30h.

Foi assim que eu me convenci que o Universo que eles vendiam, não era o que eu comprava. O Universo nem era tão OnLine assim. Resolvi que eles tinham parado no tempo, que eu não queria me envolver com alguém online que solicitasse ligações para centrais de relacionamento por telefone, em horários pré-estabelecidos. Pura frescura minha. Ou não. Tanto faz. Achei ridículo e tomei minha decisão.

Outro dia, dentro do horário que eles exigem, liguei para efetuar o cancelamento. A moça que me atendeu, muito gentil, depois de ouvir minha justificativa (o caso da Folha), fez o que era de se esperar: me ofereceu descontos, falou das vantagens que não eram o conteúdo da Folha, bem aquelas que eu, mesmo sendo usuário do UOL há uns 15 anos, nunca usei. Falei para ela que não queria, que queria mesmo cancelar tudo.

Ela insistiu (tudo bem, é o trabalho dela). E aí eu falei a verdade, algo como «moça, não quero ser assinante de algo “online” que me obrigue a fazer ligações telefônicas, acho isso bem arcaico para quem se diz online». Ela honrosamente defendeu o UOL, afirmando que eu poderia ter feito o cancelamento pelo SAC. Sinceramente, ela não deveria ter feito isso. De pronto respondi:

— Então tenho mais um motivo! O SAC é ruim. Escrevi para eles, por email, e a resposta que tive solicitava que eu entrasse em contato por telefone. Não quero ser assinante de uma empresa com um SAC ruim, que me dá informações erradas.

Ela não argumentou mais, cancelou, me deu o protocolo de atendimento 156486471, perguntou se ajudava em mais algo, e desligamos. Um amor, a moça. Pena trabalhar num empresa que a sujeita a situações como essa…

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